Unidade de Saúde beneficia Região do Aritapera

Prefeito Nélio Aguiar fez a entrega da UBS à comunidade de Aritapera.
Foto: Ronaldo Ferreira.
A comunidade Boca de Cima (região do Aritapera), recebeu na sexta-feira (15) uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Esta é a segunda obra na área da saúde inaugurada pela Prefeitura de Santarém em apenas nove meses de mandato do prefeito Nélio Aguiar. A iniciativa demonstra o compromisso em promover saúde com dignidade não apenas na área urbana, mas também nas regiões de planalto e rios.

A Unidade era um sonho antigo dos comunitários. Com estrutura em madeira de lei, foi construída  em uma área de 143,42m²  com recurso do tesouro. O local também foi contemplado com escada, rampa de acesso e piso elevado que é característica de construção na região de Várzea, além de possuir varanda, salas de recepção, espera e vacina, consultório de enfermagem, farmácia, arquivo, copa, depósito para material de limpeza e dois banheiros.


Para o prefeito Nélio Aguiar, levar saúde com dignidade às pessoas de toda a região é um sonho que se realiza a cada inauguração. "Compartilho com a felicidade de cada pessoa aqui presente, porque sei que era é um sonho, que eles precisaram esperar mais de vinte anos para ver realizado. A Unidade Básica de Saúde é um grande pilar para o fortalecimento da Atenção Básica do Município, e nós estamos inclusive, conversando com a diretoria da Atenção Básica do Ministério da Saúde para estudar a possibilidade de implantar em Santarém a Estratégia Saúde da Família Ribeirinha, que é uma nova modalidade do Ministério", ressaltou o Nélio.

O secretário de Saúde, Edson Ferreira Filho, ressalta a alegria em fazer parte de um projeto que prioriza a saúde pública. "Assim como o nosso prefeito, eu também estou feliz em participar deste projeto e ter a oportunidade de entregar hoje uma Unidade Básica de Saúde equipada e com profissionais qualificados. Acreditamos que a Estratégia de Saúde da Família é a principal porta de entrada do cidadão na rede pública de saúde. As equipes que vão atender na UBS estão preparadas para desenvolver um trabalho com responsabilidade e compromisso para proporcionar mais qualidade de vida para quem precisar dos serviços de saúde", cncluiu o secretário.

A região do Aritapera agrega 14 comunidades e contava apenas com um posto de saúde. A partir de agora este posto passa para a categoria de Unidade Básica de Saúde (UBS) e deve atender mais de 1000 pessoas (360 famílias) com novos serviços: consulta de enfermagem; preventivo do câncer de colo do útero (PCCU); vacina; curativos; aferição de pressão arterial e glicemia; dispensação de medicamentos e visita domiciliar. Além disso, os usuários poderão contar com os programas desenvolvidos pela Semsa como pré-natal, Crescimento e Desenvolvimento (CD), hiperdia, planejamento familiar e saúde mental.


O presidente da comunidade da Boca de Cima do Aritapera, Maximiano da Silva Sousa comemorou: "todos nós desta comunidade e das comunidades que também serão atendidas aqui na nossa UBS, estamos de parabéns. Nós trabalhamos muito para conquistar esta obra, nós estávamos esperando há 26 anos, e graças a Deus hoje nós estamos inaugurando".


A nova Unidade Básica de Saúde tem uma equipe formada por oito profissionais, sendo uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem, um auxiliar administrativo, um servente, um ACS e dois vigias, que juntos irão atender as demandas da comunidade.

Agência Santarém de Notícias

Comentários