Alcoa é empresa-modelo de sustentabilidade



A consistência de atuação responsável da Alcoa foi mais uma vez reconhecida por uma das principais publicações do setor, o Guia Exame de Sustentabilidade, produzido anualmente pela Editora Abril. Esta é a oitava vez que a Alcoa figura entre as empresas com as melhores práticas do País em Sustentabilidade. O anúncio ocorreu em cerimônia realizada no último dia 5 de novembro, no hotel Unique, em São Paulo (SP).

“Ficamos muito honrados com este reconhecimento”, afirma Aquilino Paolucci, presidente da Alcoa América Latina & Caribe. “Ter a sustentabilidade como parte integrante em nossas mesas de discussão e em todos os nossos processos, permite buscar formas inovadoras para superar os nossos desafios e para oferecer aos nossos clientes alternativas para as novas demandas do mercado”, completa.

O Guia Exame de Sustentabilidade é coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas e avalia a estratégia e práticas das empresas nas áreas de governança corporativa (geral), econômico, social e ambiental. Em todas as dimensões a Alcoa melhorou seu desempenho em relação ao ano anterior.

As empresas participantes também tiveram o seu desempenho analisado nos temas: direitos humanos, ética e transparência, gestão da água, gestão da biodiversidade, gestão dos fornecedores, gestão de resíduos, governança da sustentabilidade, mudanças climáticas, relação com a comunidade e relação com clientes. A avaliação aponta que a Alcoa tem pontuação acima da média das empresas participantes em nove dos dez indicadores analisados.

Seguindo a metodologia da publicação, a Alcoa selecionou três temas para os relatos destacados no Guia Exame de Sustentabilidade este ano: reabilitação de áreas mineradas em Juruti (PA) por meio da técnica de nucleação, protagonismo de mulheres na Alcoa e redução de pegada hídrica pelo reuso e conservação de água na produção de alumínio em São Luís (MA).

Após a apuração dos questionários e dos relatos enviados pelas mais de 200 empresas que se inscrevam, um conselho deliberativo selecionado pela revista Exame selecionou o grupo de empresas com os melhores desempenhos para figurarem na 15ª. Edição do Guia Exame de Sustentabilidade.

Comentários