Equilíbrio financeiro permite investimento em segurança pública em Santarém


Helenilson Pontes em Santarém.

A organização financeira e o equilíbrio fiscal do Pará foram apontados pelo vice-governador Helenilson Pontes como os principais responsáveis pelo aumento do contingente policial do estado. Na manhã desta sexta-feira (16), às 10h, Pontes participou em Santarém, no oeste paraense, da troca de comandos do CPR-1 (Comando de Policiamento Regional 1), do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da formatura de 120 soldados que foram aprovados no último concurso público realizado pelo estado.

Na condição de Paraninfo da turma, Helenilson Pontes destacou que o Governo do Pará nunca recebeu tantos investimentos na segurança pública como nesses três últimos anos. "São 120 novos policiais. É um momento de festa. Estou aqui com muito orgulho e honra. Vim prestigiar e também fui escolhido como paraninfo da turma. É um dos melhores CPR's do oeste do Pará. A Polícia Militar do Pará nunca recebeu tanto investimento nesses últimos três anos. Mais de mil viaturas, reconstrução de quartéis, helicópteros e novos soldados. Antes eram dois helicópteros, hoje nós temos seis. Um está aqui em Santarém", disse Helenilson Pontes.

Para o vice-governador, a organização financeira do estado pode possibilitar a realização de mais um concurso público, o que significa novos policiais e mais segurança para a população paraense. "Nós estamos equilibrados [financeiramente] para poder colocar mais 1.900 homens e se organizar mais ainda vamos poder, até final do ano, fazer mais um concurso e abrir vagas para mais dois mil homens. O que vai renovar e fortalecer o sistema de segurança em todo estado do Pará, concluiu o vice-governador.

Durante a solenidade do encerramento do Curso de Formação de Soldados, houve a troca de comando do CPR-1 e do 3º BPM. O coronel José Sebastião Valente Monteiro Junior assumiu o comando do CPR-1 no lugar do tenente coronel Antenor Nascimento de Oliveira, que vai para a chefia da Corregedoria da Polícia Militar no oeste paraense. O tenente coronel André Carlos Paulo de Oliveira assumiu o comando do 3º BPM no lugar do também tenente coronel Carlos Eduardo Ribeiro Risuenho, que foi nomeado para o subcomando do CPR-1.

O coronel Monteiro Junior disse que vai manter a dinâmica de combate à violência e prevenção aos crimes. Ele, que é natural de Alenquer e que já trabalhou em Santarém, disse conhecer a dinâmica e peculiaridades da região. "Já conhecemos a região. É uma honra ser escolhido para trabalhar aqui. Com o investimento notório que o Governo do Estado está executando na região vamos trabalhar para levar segurança ao cidadão paraense", destacou Monteiro Junior.

Ao deixar o cargo, o tenente coronel Antenor disse ter cumprido seu dever e ressaltou que a região do oeste paraense recebeu grande investimento do Governo do Estado para fortalecer a segurança pública na região. "Deixo a função com a certeza do dever cumprido. Agradeço a todos pelo apoio e parceria. Nossa região recebeu nos últimos meses grandes investimentos e com a chegada de mais homens em nosso contingente certamente a segurança pública ganhará mais reforço. Os resultados serão sentidos pela população, que terá mais segurança, apesar da ousadia dos criminosos", destacou tenente coronel Antenor.


Alailson Muniz
Secretaria de Estado de Comunicação
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 16/05/2014 14:20:00

Comentários