Alcoa está entre As Melhores Empresas Para Começar a Carreira pelo terceiro ano consecutivo


A Alcoa foi a vencedora da categoria Desenvolvimento Profissional e a segunda colocada no ranking geral do Guia Você S/A – As Melhores Empresas Para Começar a Carreira 2014, organizado pela Editora Abril em parceria com a Cia de Talentos e a Fundação Instituto de Administração (FIA). Em quatro anos de existência da premiação, a Alcoa esteve presente nas últimas três edições, participando da lista de empresas que mais se destacaram em ações voltadas a jovens profissionais no Brasil. Trata-se da única pesquisa de clima organizacional do mundo voltada exclusivamente ao público jovem.

A cerimônia de reconhecimento ocorreu na noite de 14 de maio, em São Paulo. O evento homenageou as 35 empresas consideradas as melhores para jovens profissionais entre 18 e 26 anos. “Esse reconhecimento é muito importante para a Alcoa e reforça o nosso compromisso em tornar o ambiente de trabalho motivador e desenvolvedor para jovens talentos. O objetivo é que esses profissionais construam uma carreira de sucesso e contribuam para a construção de um legado sustentável na nossa companhia”, afirma Aquilino Paolucci, presidente da Alcoa América Latina & Caribe.

O estudo do Guia Você S/A avaliou como as empresas gerenciam os profissionais de 18 a 26 anos, levando em conta tanto a percepção de seus funcionários quanto as políticas e práticas organizacionais de gestão de pessoas das empresas. Além disso, foram realizadas entrevistas com jovens profissionais e com o responsável pela área de RH, de modo a confrontar os resultados da pesquisa com a realidade organizacional.




Segundo Vânia Akabane, diretora de RH e Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina & Caribe, a empresa possui diversas iniciativas que contribuem para a criação de um ambiente de trabalho interessante para os jovens, como o Short Friday – que possibilita aos funcionários saírem do trabalho às 15 horas nas sextas-feiras do período de verão – e o Home Office. O programa de mentoring é outra iniciativa de destaque na empresa, na qual um mentor com experiência ajuda os mais jovens a realizarem tarefas e oferece feedbacks para o desenvolvimento dos profissionais.



“Hoje, o jovem encara a vida pessoal e a profissional de forma mais integrada e as ações que contribuem para melhorar o seu bem-estar e saúde dentro e fora do trabalho são muito importantes para esse profissional. A Alcoa está sempre buscando formas de tornar o clima organizacional o melhor possível para os seus funcionários”, ressalta a diretora.



Sobre a Alcoa no Brasil

A Alcoa opera no Brasil em toda a cadeia de produção do alumínio, da mineração de bauxita até produtos transformados e de alto valor agregado. A Alcoa emprega cerca de 5,7 mil pessoas e possui seis unidades produtivas, centro de distribuição e escritórios nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. A Alcoa é detentora de 100% do smelter de Poços de Caldas e 60% de São Luis, em associação com a BHP Billiton (40%). A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Em 2013, a empresa foi considera uma das empresas-modelo em seu setor e na categoria Relacionamento com Fornecedores pelo Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela 12ª. vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e, pelo segundo ano consecutivo, como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Temple Comunicação

Comentários