Estação Cidadania atendeu mais de 100 mil pessoas em Santarém

Dona Lúcia dos Santos retirou sua Carteira de Identidade.
A Estação Cidadania realizou 109.291 mil atendimentos no ano de 2013 em Santarém, no oeste paraense. A repercussão positiva do serviço alcançou até mesmo  dona Lúcia dos Santos Pereira, uma idosa de 103 anos, que decidiu procurar o Setor de Identificação da Polícia Civil, da Estação Cidadania, para retirar sua Carteira de Identidade. Apesar da idade este é o seu primeiro documento durante toda sua vida.

Outros 25.634 atendimentos foram realizados durante o ano de 2012. O órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado de Administração (Sead), foi inaugurado no dia 17 de agosto de 2012. Respeitando a identidade de município polo que Santarém possui, a Estação Cidadania atende pessoas de vários municípios do oeste paraense. Um exemplo é Janaína Andressa Leão, de 18 anos, que procurou o núcleo do Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) para retirar sua primeira Carteira de Trabalho. Andressa é de Monte Alegre, município da Calha Norte, oeste do Estado, e ficou sabendo dos serviços oferecidos pela Estação por meio de amigos que residem em sua cidade. "O atendimento foi rápido e o ambiente é bem agradável, climatizado e tudo. Diferente do que estamos acostumados. É um novo padrão. Fiquei sabendo dos serviços por meio de amigos que já vieram aqui. Agora que consegui a carteira vou correr atrás de emprego", comemorou Andressa Leão.

O serviço da unidade da SRTE  foi um dos mais procurados no ano de 2013. Ao todo foram 14.159 mil atendimentos. Outro órgão que também recebeu bastante procura foi o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Foram 17.780 mil atendimentos) no ano passado. Mas dos 19 órgãos que estão dentro da Estação Cidadania, disparado como campeão de atendimentos foi a unidade do Banpará. Em 2013 foram 30.318 mil atendimentos. Como se toda a população dos municípios de Mojuí dos Campos e de Belterra tivesse sido atendida juntas. Ou 10% da população do município de Santarém.

A Estação Cidadania oferece os serviços de cidadania por meio de unidades credenciadas de diversos órgãos: Cosanpa, Defensoria Pública, Cartório, Sine I, Sine II, Setor de Identificação da Polícia Civil, Procon, Correios, Banpará, Companhia da Habitação do Estado (Cohab), Instituto de Assistência ao Servidor Público (Iasep), Detran, CredCidadão, Secretaria da Fazenda do Estado e Ministério do Trabalho e Emprego, Celpa, Corpo de Bombeiros e Tribunal Regional Eleitoral.

"Oferecemos um ambiente humanizado, que valorize o cidadão. Nossa demanda só tem aumentado, o que mostra que a ideia de planejamento proposta é um sucesso. Temos o controle dessas estatísticas em nosso sistema. Nosso objetivo é simplificar e agilizar a vida do cidadão que nos procura", explica Katiane Sá, coordenadora da unidade em Santarém.


Toda climatizada, a unidade de Santarém foi a primeira implantada no interior do Estado. A Estação Cidadania fica na avenida Rui Barbosa, próximo à Praça dos Três Poderes. O atendimento ao público acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas.


Texto: Alailson Muniz

Secretaria de Estado de Comunicação
Agência Pará

Comentários