Susipe promove encontro para discutir a empregabilidade de detentos


A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) fechou, nesta terça-feira (13), parceria com a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e o Conselho de Jovens Empresários (Conjove) para o I Encontro de Empregabilidade, que acontece dia 21, na Fiepa. O evento será conduzido pelo ex-detento e atual coordenador de Empregabilidade da organização não-governamental (ONG) Afroreggae, Norton Guimarães.

Guimarães vai mostrar ao empresariado local a importância da inclusão de detentos e egressos no mercado de trabalho. O projeto Afroreggae, que tem sede na cidade do Rio de Janeiro, já empregou mais de dois mil detentos. O titular da Susipe, Francisco Bernardes, explica que o objetivo do encontro é apresentar experiências bem-sucedidas do sistema penitenciário brasileiro para, com o apoio dos empresários, trazê-las ao Pará.

A ideia é estreitar parcerias de empregabilidade e estabelecer sistemas de trabalho com a mão-de-obra dos detentos. “Queremos o máximo de oportunidades para os internos na área de formação profissional”, afirma. “Sensibilizar os empresários é o ponto de partida para a geração de empregos. A qualificação profissional alivia a tensão no cárcere”, completa a diretora do Núcleo de Reinserção Social da Susipe, Ivone Mendes.

Segundo ela, o interno que trabalha cumpre a pena com mais consciência, com a expectativa de conseguir, no futuro, um emprego. O presidente do Conjove, Fabrízio Guaglianone, apoia a iniciativa da Susipe. “É uma ideia empreendedora ofertar profissionalização e emprego para detentos e egressos do sistema carcerário. Os empresários também são responsáveis pela responsabilidade social. Ter visão social contribui para o crescimento da sociedade”, destacou.

Ascom Susipe

Comentários