Hélio Gueiros morre aos 85 anos em Belém

Do Amazônia, de Belém:

Hélio Gueiros, governador do Pará de 1987 a 1990, morreu ontem à tarde, por volta das 13h, por insuficiência renal aos 85 anos. Ele também foi senador (1983-1987) e prefeito de Belém (1993-1996). Gueiros sofria de insuficiência renal crônica há alguns meses e, de quinta para sexta-feira, seu estado de saúde se agravou bastante - ele já dispunha de atendimento médico domiciliar, tanto que faleceu em casa, assistido por médicos e enfermeiros. O político será velado no Museu do Estado Palácio Lauro Sodré, antigo Palácio do Governo, na Cidade Velha.

O velório, que será aberto ao público, só começaria na madrugada de hoje, quando retorna de São Paulo a viúva Terezinha Gueiros, ausente desde a manhã de ontem porque se preparava para um cateterismo. Até o início da noite de ontem, o corpo de Hélio Gueiros permanecia na residência, onde era preparado para o funeral. O enterro será hoje no cemitério Recanto da Saudade, em Ananindeua, às 15h.

Abalados pela morte de Hélio Gueiros, os parentes não falaram com a imprensa. Tão logo a notícia da morte do político caiu na rede social Twitter, a família apenas confirmou a informação. O advogado do PMDB, Sábato Rosseti, foi quem falou a alguns repórteres que ficaram à porta da casa de Gueiros, no bairro do Marco. "No final da manhã, por volta das 13h, o ex-governador Hélio Gueiros faleceu, vítima de complicações renais. Ele será velado no Palácio Lauro Sodré, onde com muita dignidade exerceu o papel que lhe foi outorgado pela população paraense", declarou. Nesse momento, estavam dentro da residência, de acordo com o advogado, todos os cinco filhos do político, assim como netos, bisnetos, genros e cunhados. Também já eram vistas algumas pessoas na calçada da residência de Gueiros, que perguntavam a quem aparecia na porta se era mesmo verdade que Hélio Gueiros havia falecido.

Cearense iniciado na política em 1958 por Magalhães Barata, Hélio Gueiros nunca escondeu o quanto gostava de morar na terra que lhe fez deputado estadual, deputado federal, senador, governador e prefeito.


Simão jatene decreta luto de três dias

O governo do Estado e prefeitura de Belém decretaram luto oficial de três dias pela morte de Hélio Gueiros. O governador Simão Jatene lamentou a morte do político. Ele lembrou que o ex-governador do Pará ocupou os mais importantes cargos na política paraense e sempre se destacou como um líder democrata, defensor dos interesses do Estado, deixando uma marca inesquecível tanto no Palácio do Governo quanto na prefeitura de Belém, e nas funções legislativas que exerceu.

"Hélio Gueiros fará falta ao Pará, pois foi um dos mais brilhantes cultores do jeito apaixonado de fazer política nesta terra", ressaltou Jatene, que teve uma convivência estreita com Gueiros. O governador do Pará destacou as qualidades do ex-governador e sublinhou a maneira extrovertida que Gueiros tinha de tratar dos mais diversos assuntos, a cultura aprimorada não apenas na carreira pública como também na formação como advogado, e na militância como jornalista, além de uma simplicidade às vezes desconcertante, sempre aliada ao humor inteligente.


Leia Mais Aqui.

Comentários