Denúncia no Pará ajuda polícia paulista a desarticular rede de prostituição

Da Agência Pará:

A delegada Christiane Lobato, diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), concedeu entrevista nesta quinta-feira (3), na sede da Delegacia Geral, sobre as investigações iniciadas no Pará que resultaram na descoberta de uma rede de tráfico de pessoas e de prostituição em São Paulo. Acompanhada do diretor de Polícia Especializada, João Bosco Rodrigues, a delegada informou que o esquema foi desmontado na capital paulista a partir do boletim de ocorrência sobre o suposto desaparecimento de um rapaz de 17 anos, no final do ano passado. O BO foi registrado na Data, em 4 de janeiro deste ano. A Divisão passou a investigar o caso e descobriu que o jovem teria viajado para São Paulo.

Os pais do desparecido suspeitavam que ele estivesse em São Paulo. As polícias civis do Pará e de São Paulo, em troca de informações, apuraram que o jovem estava na capital paulista, morando em uma pensão, onde era submetido a um esquema de prostituição análogo à escravidão, pois eram obrigados a fazer programas sexuais para pagar hospedagem, alimentação e outras despesas.

A Data descobriu o endereço da pensão, no centro da capital paulista. A informação foi repassada para a Polícia Civil de São Paulo, que na noite de quarta-feira (2) chegou a duas pensões. Em uma delas estavam cerca de 30 travestis. Na outra, situada na zona norte, mais 70 jovens foram encontrados, a maioria do Pará. Seis são adolescentes, dos quais cinco paraenses.

Acusados - Segundo a Polícia Civil de São Paulo, os jovens foram levados à capital paulista por uma mulher, ainda não identificada, que está sendo procurada. O marido dela ficava com parte do dinheiro dos programas feitos pelos rapazes. No momento da chegada dos policiais civis a uma das pensões, ele conseguiu fugir. Os dois responderão por tráfico de pessoas, corrupção de menores e porte de droga, pois no local foi encontrada maconha.

Com a desarticulação da rede, a Polícia Civil paulista prosseguirá as investigações. A expectativa é de que na próxima semana os jovens sejam trazidos à capital paraense. Eles permanecerão em um abrigo provisório em São Paulo, até a finalização do procedimento policial.

Comentários