Butantan exibe filmes sobre a região amazônica

O Instituto Butantan exibe gratuitamente no Coplan, em Belterra, os filmes “Fordlândia” e “No Rio Amazonas”. As sessões acontecem amanhã (9) e no domingo (10) a partir das 18h. As exibições fazem parte do da quinta edição do Encontro Butantan Amazônia, que acontece até o dia 15 de outubro nas cidades de Santarém e Belterra.

Amanhã haverá uma sessão do filme “Fordlândia”, que tem como intuito mostrar um pouco mais da região onde o Instituto Butantan desenvolve o projeto Butantan Amazônia. O documentário retrata a aventura frustrada de Henry Ford em transformar uma região às margens do Rio Tapajós, no Pará, em uma grande produtora de borracha. O filme mostra o local após 65 anos e traz uma série de depoimentos gravados em mais de cinco anos de pesquisas entre cidades brasileiras e norte americanas.

No domingo, 10, será exibido “No Rio das Amazonas”, de Ricardo Dias. O filme leva o público a uma viagem na Amazônia, de Belém a Manaus. Quem será o guia, mostrando as particularidades da região, com ênfase no modo de vida das populações ribeirinhas do baixo Amazonas, é o naturalista Paulo Vanzolini.

No final de cada sessão haverá um debate com a participação da bióloga Cibele Barbarini, do Instituto Butantan, e dos cineastas Marinho de Andrade (Fordlândia) e Ricardo Dias (No Rio das Amazonas).

Ascom/Butantan

Comentários