Alcoa nega poluição de igarapés em Juruti

A mineradora Alcoa enviou nota oficial ao blog sobre a outra nota que noticiou a Ação Civil Pública do MP, que acusa a empresa de poluir igarapés no município de Juruti.
Abaixo o texto do documento na íntegra:



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre os questionamentos acerca da Alcoa Mina de Juruti, a Companhia informa:


1. Não existe contaminação das águas de igarapés no município. Tais denúncias foram feitas no mês de março de 2009, portanto há nove meses e em um dos períodos chuvosos mais severos na história da região.

2. Devido à característica natural da região de possuir chuvas intensas, aliada à movimentação de solo necessária para a execução das obras de terraplenagem da Rodovia e Ferrovia, alguns impactos temporários e reversíveis na qualidade da água superficial (rios e igarapés) foram previstos pelos estudos ambientais do empreendimento, aprovados pelo órgão competente. Esses impactos reversíveis provocaram o aumento temporário da turbidez das águas de alguns igarapés, mas não causaram qualquer forma de contaminação.

3. É importante ressaltar que existem fatores que contribuem negativamente para a qualidade da água das nascentes e igarapés e que não têm qualquer relação com a atividade de mineração, entre eles o pastoreio de gado bovino, eqüino e bubalino, desmatamento de matas ciliares (APPs) em torno dos igarapés e queimadas, os quais a Alcoa não possui atividades relacionadas.

4. Alcoa informa, ainda, que mantém constante diálogo com todas as partes interessadas no empreendimento instalado em Juruti.

Comentários