Oscar seleciona documentário sobre a irmã Dorothy Stang

Da Folha On Line:

Uma freira septuagenária brutalmente assassinada, um suspeito conhecido como Taradão e a multifacetada disputa entre conservação e exploração da Amazônia poderiam ser elementos caricaturais demais para uma história de ficção. Para a sorte do documentarista norte-americano Daniel Junge, porém, é tudo verdade --e o resultado tem potencial para Oscar.

A Academia de Hollywood incluiu "Mataram a Irmã Dorothy", de Junge, entre os 15 pré-selecionados ao Oscar de melhor documentário de 2009 --os cinco indicados serão anunciados no próximo dia 22.

A partir de 400 horas de gravação, o documentário aborda as forças envolvidas na morte da missionária conservacionista Dorothy Mae Stang, de Ohio (EUA), assassinada a tiros aos 73 anos, em fevereiro de 2005, em Anapu (oeste do Pará).

"Se eu tivesse escrito a trama, ninguém acreditaria", disse Junge à Folha, por telefone, de Denver. "Foi uma tremenda sorte encontrar personagens tão fantásticos em todos os lados da história. Mas, se você for ao Pará e passar um tempo em Belém, vai encontrar pessoas como aquelas, quase teatrais."

Comentários