Soma de entrevistados pelo IBOPE dá 101%

Um erro técnico, ou palermice mesmo, como diria minha avó, na pesquisa do IBOPE deixou brecha para que ela fosse impugnada judicialmente. A soma dos entrevistados chega a 101%, 99% e até a 122%.

Faltou calculadora para a equipe do instituto.

A Justiça Eleitoral, por ordem do juiz Silvio César dos Santos Maria, da 83° zona eleitoral, chegou a proibir a veiculação da pesquisa. Hoje mesmo, todos os jornais de Santarém foram orientados a não publicar a pesquisa. Veja a notificação ao lado.
A pesquisa eleitoral foi encomendada pelo jornal Diário do Pará, de Belém e divulgada anteontem, com chamada de capa e tudo.

Veja os percentuais do item “pesquisa estimulada” e faça as contas: Hamad 1%, Márcio Pinto 4%, Lira Maia 36%, e Maria 50%, somados aos Branco/nulo 2%, não sabe 7% e não respondeu 1%. O total é 101%. Não se sabe de quem será retirado esse 1% quando o Instituto fizer a correção. Em todo caso não vai fazer diferença mesmo, o leitor pode dizer. Mas se esse 1% for retirado do Hamad vai fazer sim diferença. E muita.

Na “pesquisa espontânea”, os percentuais chegam a 99%: Hamad 1%, Márcio Pinto 4%, Lira Maia 31%, e Maria 44%, outros 0%, Branco/nulo 1% e não sabe 18%.

Os mesmos 99% são contabilizados quando o IBOPE mediu o desempenho da Prefeita Maria do Carmo: ótima 12%, boa 35%, regular 34%, ruim 5%, péssima 12%, não sabe/não respondeu 1%.

No item rejeição, foram 122% de entrevistados: Lira Maia 36%, Maria 27%, Hamad 25%, Márcio Pinto 20%, poderia votar em todos 6% e não sabe/não respondeu 8%.

Mas não durou nem 24h o impedimento jurídico de publicação da pesquisa do IBOPE. Segundo informou, agora a pouco, o cabeça de bacuri (rápido no gatilho), o mesmo magistrado desfez o feito, liberando a publicação da pesquisa. Ele só não foi mais rápido do que os gráficos que já tinham (des) imprimido os jornais semanários que circulam na cidade.

Depois dessa, O IBOPE do IBOPE ficou lá embaixo.

Comentários