Ideflor apresenta resultados de monitoramento em Juruti

Os resultados do trabalho de monitoramento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará - Ideflor, em uma unidade de manejo, localizada no município de Juruti, oeste do Pará, onde está em execução um plano de manejo por meio de contrato de transição, serão apresentados nesta sexta-feira 26, por técnicos do instituto, a representantes das comunidades de Juruti Velho. Eles haviam denunciado possíveis irregularidades praticadas dentro da unidade de manejo pelo detentor do contrato de transição.

A denúncia chegou ao Instituto há duas semanas, por meio da Secretária de Estado de Meio Ambiente - Sema, e as medidas necessárias para averiguar a veracidade dos fatos foram imediatamente tomadas.
Na semana passada, técnicos do órgão foram a campo vistoriar a execução do contrato de transição em Juruti, já que, segundo denúncias dos comunitários locais, o detentor não estaria cumprindo corretamente o estabelecido no plano de manejo florestal.
Eles afirmam que o detentor estaria fazendo a extração de espécies madeireiras proibidas por lei e de espécies não previstas nos planos de manejo.

Dentro das unidades de manejo, os técnicos fizeram a verificação de itens como espécies e volume real extraído, confrontando com o volume autorizado pela Sema; se o detentor adota técnicas apropriadas para a exploração florestal; se a unidade de manejo está protegida contra incêndios, desmatamento e explorações ilegais e outras ameaças à integridade da floresta; se há a preocupação com o desperdício de madeira durante as operações florestais, entre outros.
Agência Pará

Comentários