Novo presidente do Conselho de Ética responde a três processos no STF

Vamos concordar que é difícil escolher uma alma ética em meio aos partidos da base aliada do governo federal. Talvez seja por isso que o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) foi nomeado como o novo presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal.

Moraes, que terá mandato de 1 ano e recebeu doze votos dos treze da Comissão, terá o escopo de analisar processos por quebra de decoro parlamentar abertos contra seus colegas.

O acreditável é que Sérgio Moraes (PTB-RS) responde a três processos no Supremo Tribunal Federal (STF).

As ações penais foram movidas Ministério Público do Rio Grande do Sul, por fatos ocorridos entre 1997 e 2004, quando Moraes dirigia a prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS).

Um das ações penais é baseada em gravação feita por oficiais de trânsito da cidade. Nela, a secretária de Transporte pede para os fiscais não multarem os veículos da prefeitura, porque foi o prefeito que pediu. A ação está no gabinete do ministro Carlos Ayres Britto.

Em outra ação penal, a Procuradoria Geral da República pede a condenação do prefeito porque, segundo a denúncia original, Moraes instalou um telefone comunitário da prefeitura no armazém de seu pai.
O terceiro processo trata da contratação sem concurso público de enfermeiros.
Com informações do Congresso em foco

Comentários