“Relaxa e goza”

Editorial do Jornal de Santarém e Baixo Amazonas da última edição.


O político brasileiro não respeita o povo que o elegeu. Disso, todo mundo sabe. Mas existem momentos em que essa idéia é reforçada. O mais recente envolveu a ministra do turismo e sexóloga, Marta Suplicy. Ao se referi aos persistentes atrasos em vôos e problemas em aeroportos, Marta disse a seguinte frase aos repórteres: "Relaxa e goza porque você esquece todos os transtornos depois". Um conselho a quem sofre com o caos aéreo. Resta saber se o brasileiro vai segui-lo.
O episódio seria cômico se não fosse trágico. Ele mostra que o os políticos pensam dos problemas sofridos pelo povo brasileiro. Não se importam se o cidadão está sofrendo ou não. Tem de “relaxar e gozar”. Marta quis dizer nas entrelinhas que o brasileiro tem de fugir da realidade. Esquecer dos problemas que o cercam, principalmente aqueles criados com os desmandos do governo do país. Em outras palavras, Marta quis dizer que quando você estiver diante de uma dificuldade tente sentir prazer. Aproveitar o que há de melhor na situação. Filosoficamente é bonito. Algumas pessoas vão ler a e até achar que estou defendendo o pensamento da ministra. Pura mediocridade! Não do leitor, mas de Marta Suplicy e, junto com ela, todos os políticos que estão há séculos no poder neste país.
Enquanto não vier uma reforma política que varra essa quadrilha do cenário político nacional, o povo vai ter de se acostumar a ouvir essas imbecilidades por um bom tempo. Para algumas pessoas, a política tem sinônimo de “Poder” e de “Riqueza”. Esquecem que o propósito é outro e quando se sentem “Rei” acham que podem fazer e falar o que quiserem, sem que sejam censurados ou recebam um puxão de orelha da opinião pública. Duas situações favorecem esse pensamento: o tratamento que recebem da justiça e o puxa-saquismo da mídia nacional. Esqueci do fato de que eles são quem mandam no país. Podem financiar a mídia nacional, e até mandar a Polícia Federal calar a boca, ou comercializar liminares e hábeas corpus se forem presos. Não sejamos hipócritas de tentar negar, mas essa é a verdadeira face da política nacional brasileira.
O povo brasileiro não poder gozar diante da pilhagem que está sendo feita nos cofres públicos pelos políticos e nem dizer que por ser brasileiro não vai desistir nunca. Só pelo fato de trabalharmos cinco meses do ano só para pagar impostos, que ultimamente estão sendo utilizados mais para sustentar as regalias de uma corja de bandidos dói que para satisfazer as necessidades básicas do povo brasileiro, como educação e saúde.
A eleição de Lula era uma aposta do povo brasileiro que sonhava com mudanças, mas Luiz Inácio e seu bando de aloprados são uns desmemoriados. Esqueceram várias de suas promessas, não ficam nada a dever ao estereótipo do político brasileiro. Como a atual “máfia das empreiteiras”, descoberta recentemente, existe milhares dentro do Congresso Brasileiro. Amigos generosos como Zuleido Veras, idem. Aqueles que patrocinam tudo viagem de avião, de barco e ainda distribui dinheiro para quem quiser e parece que muita gente quis e quer. E como disse o Cláudio Versiane, o Renan Calheiros continua presidente do Senado.
Acho que o conselho da Marta não é seguido pela maioria do povo brasileiro. Diante de tantos desmandos, só quem consegue relaxar e gozar neste país são os políticos.

Comentários