PF prende seis acusados de desviar recursos do Pronaf

A operação 'Lavrador', da Polícia Federal, resultou na prisão de seis pessoas acusadas de integrar uma quadrilha que desviava recursos do Pronaf (Programa Nacional de Incentivo a Agricultura Familiar) em quatro municípios do sudeste paraense.

A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira(15), em Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará. Eram 11 mandados de prisão e 14 de apreensão expedidos pela Justiça de Altamira. Dos mandados de prisão, apenas seis foram cumpridos. Os outros cinco envolvidos ainda não foram localizados. 'Tivemos informações sobre a localização deles, mas ainda vamos averiuar', disse o agente da PF em Altamira, Péricles Barros. A fraude passa de R$ 1 milhão, segundo a Polícia Federal.

Entre os preso estão o gerente do Banco do Brasil de Medicilândia, José Marcos Nery Batista e o presidente do sindicato de trabalhadores rurais do mesmo município, Newton Fernandes Coutinho. Os outros quatro presos são Roberto Carlos de Oliveira, que fazia parte da cooperativa de agricultores de Medicilânida; Assis Laignier de Souza, empresário do setor de laticínios; Messias de Jesus Santos, preso em Brasil Novo; e Adonis Viturino da Silva, proprietário de uma empresa de contabilidade em Altamira.

A operação foi o resultado de dois meses de investigações e iniciou a partir de denúncias ao Ministério Público Federal e Polícia Federal. De acordo com a Polícia, a quadrilha se especializou em fraudar procedimentos e documentação para desviar recursos provenientes do Pronaf, do Governo Federal.

A quadrilha recrutava trabalhadores que eram utilizados como laranjas. A documentação dessas pessoas era usada para a liberação dos recursos que eram desviados.

Todos os presos da operação foram encaminhados para a Polícia Federal de Altamira, onde prestam depoimento.

Comentários