Navalha derruba Silas Rondeau

O ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, entregou nesta terça (22) a carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele é apontado pela Operação Navalha, da Polícia Federal, como receptor de uma propina de R$ 100 mil, supostamente paga pela construtora Gautama, acusada pela PF de coordenar um esquema destinado a fraudar licitações.
O ministro nega ter recebido propina para favorecer a Gautama. Mas, aconselhado pelos padrinhos políticos, os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que também estão envolvidos no esquema, decidiu responder à acusação fora do governo. Para os dois senadores, a permanência de Rondeau seria negativa para o governo e para o partido.
“Acho correto porque ele é correto e decente e tem o dever de deixar o presidente Lula numa situação confortável”, afirmou José Sarney ao site G1.
Segundo informou Cristiana Lôbo, Sarney já apresentou nomes para suceder Silas Rondeau.
Assim que a exoneração de Rondeau for publicada no “Diário Oficial da União”, o cargo de ministro passará a ser ocupado interinamente pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Nelson Hubner.

Comentários