Governo vai pedir apuração de denúncias

O deputado Airton Faleiro, líder do Governo na Assembléia Legislativa, disse nesta segunda-feira (21), que a secretária de Segurança Pública, Vera Tavares, vai se reunir com o Ministério Público para pedir uma investigação no convênio do Grupamento Aéreo Regional, Graer, desde a sua primeira etapa, realizada no governo de Simão Jatene.
O deputado Faleiro disse, ainda, na tribuna da Casa, que a secretária Vera Tavares vai entregar ao Ministério Público o relatório de uma auditoria, com denúncias de irregularidades na área de Segurança Púbica no governo anterior e solicitar apuração.
O pronunciamento foi uma resposta a matéria veiculada na imprensa com denúncias contra o governo de Ana Júlia Carepa. O líder da bancada do PT, Carlos Bordalo, disse, também da tribuna, que "achou estranho que denúncias anônimas tenham provocado uma investigação tão rápida do Ministério Público". Ele informou, ainda, que a secretária de Segurança Pública vai abrir procedimento administrativo para apurar as denúncias, relacionadas ao Graer, veiculadas pela imprensa. "Não foi liberado nenhum centavo deste convênio. Ele (o convênio)sequer está empenhado", disse em seu discurso a deputada Bernadete Ten Caten.Airton Faleiro informou que a governadora Ana Júlia Carepa está apenas executando a 2º etapa do convênio, que previa o treinamento de 26 pilotos, o que foi reduzido agora para 14. "Nossa bancada leu atentamente os termos do convênio e temos, com base em números, convicção que o Governo está economizando ao treinar os pilotos em Belém.
"O Aero Clube é o único centro, no Pará, sem fins lucrativos, que forma pilotos, isso permite ao Governo dispensar a licitação", com base no Artigo 25, Inciso II da Lei 8.666, que disciplina a inegibilidade de licitação disse Faleiro. O deputado disse também que a primeira etapa do convênio foi realizada sem licitação pelo governo anterior, "E isso em São Paulo e Minas Gerais, onde existem vários centros de treinamento, exigindo licitação", finalizou o deputado.

Comentários