Engenheiro florestal é exonerado da diretoria de Licenciamento do Ibama


O engenheiro florestal Luiz Felipe Kunz Júnior não é mais diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Sua exoneração do cargo, antecipada ontem pelo jornal 'O Estado de S. Paulo', está em portaria assinada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, publicada no 'Diário Oficial da União'.
Kunz Júnior e o presidente do Ibama, Marcus Barros, que também está deixando o cargo, foram os responsáveis pela emissão da Licença Prévia nº 200/2005, que declarou a 'viabilidade ambiental' das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A saída de Kunz e Barros se dá no contexto da reestruturação que a ministra Marina Silva está fazendo no Ministério do Meio Ambiente.

Além de Kunz, também anunciaram que deixariam os cargos no Ibama os diretores Márcio Freitas (Qualidade Ambiental), Rômulo Melo (Fauna e Recursos Pesqueiros), Luiz Carlos Hummel (Florestas), Paulo Oliveira (Socioambiental) e Marcelo Françozo (Ecossistemas). Todos decidiram sair, num gesto de solidariedade a Marcus Barros.

As baixas no Ibama ocorrem num momento em que a ministra encontra dificuldades para preencher os cargos que vagaram tanto tanto no órgão, quanto novo Instituto Chico Mendes. Para a presidência do Ibama, o nome preferido de Marina é o do atual diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda.

Comentários