Ana Júlia pede desculpas em nome do Estado pelo massacre de Eldorado dos Carajás


Nem Almir Gabriel, nem Simão Jatene.
“O Governo do Estado do Pará pede desculpas ao povo do Pará”. Foi assim que a governadora Ana Júlia Carepa começou, onze anos depois, a retratação em nome do governo, aos trabalhadores rurais sem terra, pela morte dos 19 integrantes do MST, no dia 17 de abril de 1996, em Eldorado dos Carajás. Com a voz embargada, Ana Júlia disse que "hoje (terça-feira, 17) é um momento de muita emoção para mim, por poder estar aqui como governadora eleita pelo meu povo".

As declarações da governadora foram feitas durante a celebração ecumênica e ato público que marcaram os onze anos do que ficou conhecido mundialmente como o "Massacre de Eldorado do Carajás", quando 19 sem terra foram mortos pela Polícia Militar. A solenidade contou com a presença do presidente nacional do Incra, Rolf Hackbbart, secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região, e lideranças de trabalhadores rurais. O frei Henry des Roziers, da Comissão Pastoral da Terra, também estava presente.

A governadora anunciou o apoio à agricultura familiar, o início do Planejamento Territorial Participativo (PTP), a revisão da análise dos danos morais e físicos sofridos pelas vítimas do massacre e o envio de Projeto de Lei para a Assembléia Legislativa definindo valores para a pensão dos familiares das vítimas.

Outro anúncio feito pela governadora foi o convênio assinado com a prefeitura de Eldorado dos Carajás para a construção da escola "Oziel Alves Pereira", no assentamento 17 de Abril. O superindente do Incra, Rolf Hackbbart anunciou também o assentamento de famílias de sem terra nas áreas das fazendas Peruana, Rio Vermelho e Cabaceiras.

Em seu pronunciamento, o frei Henry dês Roziers disse que era "muito bonito e difícil o gesto da chefe de Estado, em reconhecer um erro que levou à morte tantas pessoas".

No final da manhã, a governadora recebeu o título de "Cidadã Eldoradense", concedido pela Câmara Municipal de Eldorado do Carajás. "Vou dar uma boa notícia, no segundo semestre estaremos inaugurando a Feira do Produtor", anunciou Ana Júlia, na ocasião.

Comentários