Criança de oito anos mata outra de três em Novo Progresso

(Alailson Muniz/Ag. Amazônia) - A morte de uma criança chocou ontem a população do município de Novo Progresso, situado às margens da rodovia Santarém-Cuiabá, a BR-163, no oeste do Estado, a 1.639 km de Belém. Kauã Damásio Peres, de 3 anos de idade, foi assassinado por um menino de oito anos. Os dois eram amigos e brincavam todos os dias nas ruas do bairro do mesmo nome da cidade.
Ontem pela manhã, a Polícia Civil do município encontrou o corpo de Kauã em um terreno baldio. Ele foi degolado. Porcos que vivem no local devoravam parte da cabeça da vítima. A criança estava desaparecida desde as 8 horas da manhã de quarta-feira passada. A mãe do menor, Eliana Gregório Damásio, foi à escola onde o garoto estudava para buscá-lo. Lá, foi informada de que o menino já havia ido para casa. Muito preocupada, Eliana compareceu à unidade do Conselho Tutelar da cidade para comunicar o sumiço. Desde então, a Polícia iniciou as busca ao menino.

Segundo o investigador Araújo, o garoto acusado do crime disse, em seu depoimento, que havia seqüestrado Kauã ao sair da escola. Ele levou o amiguinho para um lugar, a esmo, com ajuda de outros dois irmãos dele. 'As investigações feitas pelo delegado José Casemiro Beltrão apontavam, no entanto, para a participação apenas do menino de oito anos. Depois, ele confessou que praticou o crime sozinho', disse Araújo.

A criança de três anos foi levada para um terreno baldio afastado de sua casa. No local, o acusado desferiu um golpe com uma pedaço de madeira em sua cabeça, causando-lhe a perda de consciência. Desmaiado, Kauã ainda foi violentado sexualmente. Depois, o assassino sacou de uma pequena faca que portava e degolou Kauã. Na delegacia, o acusado disse que não retirou totalmente cabeça de Kauã de seu corpo. Como no local existe uma criação de porcos, a Polícia suspeita de que os animais, atraídos pelo sangue, teriam comido parte da cabeça de kauã, afastando-a totalmente de seu corpo. O corpo também apresentava várias perfurações de faca. O criminoso usou uma faca de serra para assassinar a criança. Com vestígios de sangue pelo corpo e a arma do crime em mãos, o menino foi pego em flagrante pela Polícia e levado à presença do juiz Celso Marra Gomes.

Ao ser questionado pelo juiz sobre o motivo do crime, o menino disse que não gostava da vítima, mas não especificou o motivo. Sobre o crime, ele narrou: 'Eu dei uma paulada na cabeça dele. E, aí, ele ele caiu, nem chorou. Fui em casa, peguei a faca e cortei a cabeça dele'. As testemunhas que presenciaram a cena diante do juiz ficaram estarrecidas ao ver a frieza do garoto. A população local ficou em pânico e revoltada com o crime. Eles esboçaram uma revolta para atentar contra a vida do garoto assassino. Temendo que as ameças se concretizassem, delegado e o juiz se anteciparam e transferiram o menor ontem mesmo para Santarém. Ele viajou acompanhado de um membro do Conselho Tutelar. O garoto está em uma unidade da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap).
A família do menor está em estado de choque e ainda não conseguiu entender o que aconteceu com seu filho. A mãe teve de receber primeiros socorros.


Comentários