Deputado teria tentado desviar R$ 100 mi do INSS

O Ministério Público Federal acusa o deputado federal eleito Carlos Bezerra (PMDB-MT) de ter montado um esquema para tentar desviar, em benefício próprio e de terceiros, mais de R$ 100 milhões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o repórter Leonardo Souza, do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente do INSS Carlos Bezerra virou réu, por prática de corrupção, no dia 13 do mês passado, quando a Justiça Federal aceitou a denúncia. Ele nega ter cometido irregularidades. A reportagem afirma que esse é o maior escândalo envolvendo o INSS, em termos financeiros, no governo Lula.
“Mas não é o único protagonizado por Bezerra. Ele foi condenado pelo Tribunal de Contas da União, em julho de 2006, por supostamente ter beneficiado o BMG ao franquear ao banco a base de dados de pensionistas e aposentados. Ele recorreu da decisão. O episódio foi um dos pontos centrais do escândalo do mensalão. O BMG concedeu empréstimos ao PT por meio do valerioduto -esquema que seria montado por petistas e pelo empresário Marcos Valério de Souza para repasses de dinheiro a deputados”, informa o jornal.
Carlos Bezerra também foi acusado pelo Ministério Público de ter "se associado" à máfia dos sanguessugas quando senador. Bezerra negou envolvimento com a máfia. (Congresso em Foco)

Comentários