VALE OU NÃO VALE?

Essa é do Kibeloco no final fa´co uma análise.

"Rambo" anti-EUA gera polêmica e arrasa na Alemanha


O longa-metragem "Kurtlar Vadisi", que mostra um "Rambo" justiceiro que busca vingança contra os Estados Unidos no Iraque, gera protestos entre a classe política, mas faz sucesso entre os jovens germano-turcos. O filme, exibido na Alemanha com o título "Tal der Woelfe" ("Vale dos lobos") e classificado inicialmente como impróprio para menores de 18 anos, obteve recorde de público, sendo assistido por 66.600 pessoas no fim de semana. Desde a estréia no país, o longa já foi assistido por 266.600 espectadores. O público do filme é formado principalmente por jovens ansiosos para ver na tela o agente Polat Alemdar, herói da série de TV turca que deu origem ao filme.
Com cenas de extrema violência, a história começa com uma operação de soldados dos EUA que invadem um casamento no qual turcos, curdos e árabes comemoram pacificamente a união. A ação termina em um banho de sangue no qual o noivo é assassinado com um tiro na cabeça e continua com a humilhante captura de soldados turcos de uma base vizinha, com direito a imagens alusivas aos abusos na prisão iraquiana de Abu Ghraib. É aí que O justiceiro Alemdar entra em ação, defendendo a causa turca e respondendo à humilhação imposta pelos americanos.
No fim de semana, políticos conservadores alemães exigiram que o filme saísse de cartaz por considerar que "acirra os ânimos contra os EUA e o Ocidente". A proibição não agradou a comunidade germânico-turca. "Muitas produções de Hollywood contêm uma clara hostilidade no sentido inverso", lembrou o presidente do Fórum Germano-Turco da União Democrata-Cristã (CDU), Bülent Arslan.
***É como dizem por aí: pimenta no Rambo dos outros é refresco.
O Editor do Kibeloco tem razâo em sua íltima frase. Os EUA sempre foram os moçinhos em seus filmes que humilham principalmente os países mulçumanos e sub-desenvolvidos.

Comentários