Serrista é o novo líder tucano na Câmara

Ontem foi o dia em que várias bancadas da Câmara escolheram seus líderes para o ano legislativo que se inicia. A relação da maioria deles.

A bancada do PT na Câmara decidiu manter o deputado Henrique Fontana (RS) como líder do partido na Casa. A recondução ao cargo foi decidida durante reunião da bancada. Fontana assumiu o cargo após a renúncia, no ano passado, do ex-deputado Paulo Rocha (PA), envolvido no escândalo do mensalão.

A bancada do PSDB na Câmara escolheu ontem o deputado Jutahy Junior (BA) como novo líder do partido, em substituição ao deputado Alberto Goldman (SP). Defensor da candidatura do prefeito de São Paulo, José Serra, à presidência da República, o baiano recebeu 30 votos contra 23 do deputado João Almeida (BA), candidato do governador Geraldo Alckmin. Será o quarto ano que Jutahy comandará o partido na Casa.

No PP, o deputado Mário Negromonte (BA) é o novo líder na Câmara. Ele recebeu o apoio de 32 dos 48 integrantes da bancada. Negromonte já estava interinamente na liderança, em razão da licença médica do então líder José Janene (PR). Também disputaram o cargo o deputado Ricardo Barros (PR), que teve sete votos; o deputado Celso Russomano (SP), que ficou com cinco votos, e o deputado José Linhares, que teve quatro votos.

O deputado Luciano Castro (RR) foi eleito o novo líder do PL na Câmara, em substituição a Sandro Mabel (GO). Luciano venceu o deputado Lincoln Portela (MG), seu único adversário na disputa, por 24 votos a 12.

Outro partido que escolheu seu novo líder na Câmara ontem foi o Psol. O deputado Babá (PA) substitui Luciana Genro (RS) no comando da bancada. "Nós vamos fazer rodízio até as eleições. Depois de mim, assumirá Ivan Valente (SP). Queremos que todos os companheiros do partido exerçam a liderança", afirmou Babá. Ele deverá atuar como líder por um mês e meio. Foram escolhidos vice-líderes os deputados Ivan Valente e João Alfredo (CE).

O deputado Fernando Coruja (SC) foi eleito anteontem à noite, por unanimidade, o novo líder da bancada do PPS na Câmara. Coruja, que substituirá o deputado Dimas Ramalho (SP), afirma que o grande desafio do partido para este ano é construir uma proposta alternativa à defendida pelo PT e pelo PSDB, que têm propostas econômicas semelhantes

Comentários