Dayan Serique lamenta fechamento da 6ª inspetoria do TCM em Santarém

Dayan Serique: retrocesso do TCM.
O vereador Dayan Serique (PPS) lamentou o fechamento da 6ª Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em Santarém, a única em toda região do oeste paraense.
“A gente observa que isso [fechamento] é um grande prejuízo, pois cabe à inspetoria dar orientação devida aos seus jurisdicionados, buscando dar apoio às câmaras municipais de todos os municípios da região”, disse vereador Dayan Serique, na tribuna da Câmara na sessão desta quarta-feira, 08.

O parlamentar lembrou que quando a concessionária de energia elétrica pensou em tomar a mesma atitude, alegando que o serviço online seria o suficiente para os atendimentos, as contraposições foram veementes, e é assim, de acordo com ele, que deve ser encarada a situação do TCM também. “Como é que a gente vai permitir que um órgão público faça isso [fechar as dependências], retire-se do município?”, questiona. 

Serique destacou que está sendo feita uma mobilização regional para evitar o fechamento da unidade do órgão no município. “Estamos conclamando os vereadores e os prefeitos através da AMUT que se manifestem. Porque o papel dos conselheiros é orientar e aconselhar, não somente receber os papéis de contas. Vamos fazer um documento repudiando o fechamento e pedindo a permanência da 6ª Inspetoria [do TCM] no município”.

Segundo o vereador, a medida é uma demonstração de que o Governo do Estado está indiferente à região Oeste. “Por isso o nosso anseio cada vez maior de emancipação”, conclui.


(Com informações da Ascom/Câmara)

Comentários